18 de março de 2014

4º Festival de Fotografia de Tiradentes - Foto em Pauta


Equipe + trailer

Já participou do Festival de Fotografia de Tiradentes?

Esse ano o Cidade Invertida estará levando a oficina de Imersão à Tiradentes! O curso consiste na imersão no universo da fotografia analógica por meio de vivências com a fotografia pinhole, o uso de negativo gráfico (Kodalith) e positivação em cianótipo, processo férrico do século XIX. Cada participante poderá levar seu material produzido para casa.

Veja a programação completa em:
http://www.fotoempauta.com.br/festival2014/imersao-analogicacidade-invertida/


        

10 de março de 2014

Percurso Criativo pela Imagem - Imersão Analógica

percurso criativo-mod01-cs


O curso aborda a história e técnica da formação da imagem, câmara obscura, câmeras de desenho (circuito óptico), revelação tradicional química, fotogramas, processos fotográficos históricos do século XIX, construção de câmeras artesanais (pinhole), geração de negativos em papel/filme litho e positivação.
O objetivo é vivenciar gradualmente a evolução dos diferentes dispositivos fotográficos e materiais sensíveis, procurando capacitar o frequentador a compreender todo o processo, interferindo técnica e conceitualmente na sua produção imagética.

TÓPICOS
* Historia da formação da imagem;
* Prática com câmeras de desenho (circuito óptico);
* Vivência em câmara obscura;
* Fotografia sem câmera;
* Prática com cianótipo;
* Construção e prática com câmeras artesanais (pinhole).

Para mais informações:
Madalena Centro de Estudos da Imagem
E-mail: contato@madalenacei.com.br

Telefone: (11) 3473-5412

Oficinas nas Salinas de Praia Seca - Rio de Janeiro

O Cidade Invertida esteve na região dos lagos no Rio de Janeiro, mais especificamente ao povoado de Praia Seca onde até hoje sobrevive um pouco do que foi a exploração das salinas na região. Essa foi a quarta vez que o coordenador do projeto, o fotógrafo Ricardo Hantzschel esteve por lá. Com a ajuda de algumas pessoas da comunidade a igreja de Nossa Senhora da Conceição, padroeira dos salineiros, foi transformada em uma grande câmera obscura. Foram realizadas oficinas de câmera mágica com crianças de 4 a 15 anos. Com a impossibilidade de pararem os trabalhos nas salinas, muitas pessoas não puderam participar dessa ação.

"Foi uma experiência fascinante! Desde a montagem da oficina, que envolveu pessoas da comunidade nos ajudando a transformar a igreja local em uma enorme câmera obscura até a realização do educativo, por onde passaram crianças de 4 à 15 anos de idade. O dia de muita luz nos proporcionou uma imagem incrível no fundo branco que montamos, nele podíamos observar claramente as salinas que estão bem à frente da igreja que foi construída nos anos quarenta. A disposição das cadeiras em forma de teatro ajudou a trazer um clima de “cineminha”, e as lunetas que eles próprios construíram completou o aprendizado sobre a formação da imagem, dando oportunidade a essas crianças de observar a comunidade que eles vivem com um olhar mais atento." Maurício Sapata, educador do Cidade Invertida.

Durante as oficinas - Praia Seca, 2014
Imagem formada no interior da Igreja de Nossa Senhora da Conceição - Praia Seca, 2014